15º lugar no VIIº CONCURSO POESIARTE 2013

geraldo trombin - foto

*Nome: Geraldo Trombin.

*Poesia: ÁRVORE DEVIDA.

*Cidade que representa: Americana/SP.

*Pseudônimo: eskrit’or.

*Pontuação: 357 pontos.

 

-Veja a poesia, que ficou em 15º lugar no VIIº CONCURSO POESIARTE:

 284456_415032551890068_1921681832_n


ÁRVORE DEVIDA

Tenho devido muito.

 

Não tenho plantado sequer uma semente,

Já que não há mais sêmen.

 

Apesar de sonhar a fecundidade

De ipês e outras flores,

O útero da terra

Sabe do Saara da minha esterilidade,

Do desconserto das minhas possibilidades

Pelas tantas e tantas e tantas primaveras

Sem o desabrochar das pétalas em sorriso.

 

Não tenho regado direitinho

A minha árvore genealógica.

Aliás, não tenho regado é nada,

Deixando as ramificações da minha família

Abandonadas sob o escaldante sol

Do não relacionamento.

 

Não tenho plantado árvores,

Não tenho escrito livros,

Não tenho gerado filhos.

 

Não tenho cuidado muito bem do meu jardim,

Que hoje vive à espera de outros regadores

Que chegarão para derramar

Sobre ele suas divinas águas

Matando a sua vil secura;

Que hoje vive a esperança de novas flores,

Borboletas, beija-flores,

De novos odores encantadores de amores.

 

Porque tenho devido muito,

Vivendo só e apenas no quebra-galho,

Embaixo de sombras alheias,

Pulando de galho em galho,

Não me preocupando nenhum pouco

Com os meus antepassados,

Com o presente e o futuro,

Fragilizando o meu tronco,

A minha cabeça, o meu membro.

 

Tenho devido muito,

Tenho esperado tudo sempre cair do céu.

Não tenho valorizado o que é meu,

Vivo parasitando tudo o que é seu.

 

Sei que um dia

Vou pagar as minhas devidas dívidas

Com a sequidão do meu tempo,

Cortando todos os meus males pela raiz.

 

Quem sabe, quando isso acontecer,

Eu alcance a graça de virar adubo,

Fertilizando novas vidas,

Arborescendo o outro lado que existe em mim

E que é bem, bem melhor assim.

 

(Pseudônimo: eskrit’or)

 

 

 

*Comentário feito pelo jurado Emanuel Carvalho de Nata/RN:

 

 

“Que ótima leitura, rica nas palavras, uma suavidade e verdades. Também serve como reflexão, um conselho, uma mensagem, um alerta. Humildade e intenção de ajudar e procurar com a sua própria auto ajuda corrigir o quanto antes seja tarde demais…”

 

(Emanuel Carvalho – escritor)

FONTE

About lillyaraujo13

Bióloga. Poeta. Amante de Deus, das crianças, das pessoas de boa fé e dos animais.

Posted on 3 de Fevereiro de 2013, in VII Conc. POESIARTE and tagged , . Bookmark the permalink. Deixe um comentário.

Obrigada por comentar!!!

