17º lugar no VIIº CONCURSO POESIARTE 2013

560859_505161912828422_215848050_n

*Nome: Lohan Lage.

*Poesia: Árvore da vida.

*Cidade que representa: Trajano de Morais/RJ.

*Pseudônimo: Andrade.

*Pontuação: 319 pontos.

 

 

– Veja a poesia, que ficou 17º lugar no VIIº CONCURSO POESIARTE:

 

 

fred ozanan cartunista

Árvore da vida

 

Rua Sotero dos Reis,

sem número.

 

Eu:

manacá,

também conhecida como

primavera,

dezoito anos,

violácea violada:

árvore da vida.

 

Enraizei o meu ponto,

e vou ganhando a vida

sem cobrar guarida.

Ah, essas meninas…

agora o meu corpo se tornou apoio

de menina cansada…

eu, que não me canso:

trabalho noite e dia

dando

sombra,

fragrâncias

e um toque paisagístico

                                   [pra inglês nem ver…

nessa selva maquiada

de sonhos cinzentos.

 

Ó minha Deusa grega Puta!,

que a poda não desnude

o meu corpo inteiro;

eu, que dependo da aparência

pra sobreviver

e dos meus galhos para rodar

as folhas e emanar

meu cheiro.

 

Sei que ainda exalo

o melhor dos perfumes;

e minhas folhas, viçosas,

tocam suavemente

esses corpos impunes

cujas almas se dissipam

pelos orifícios,

pelos vícios,

pelo nada.

 

Cá estou eu,

árvore, coadjuvante urbana

a ser regada

pelos homens regados

de drinks

e suores;

engravatados,

urinam suas hipocrisias em mim,

maculando a raiz

dos meus princípios

sem fins.

 

As borboletas vêm me visitar

beijam o meu lilás,

repousam em meus galhos…

Renovam as esperanças

de dias menos noturnos

e nuvens não mais carregadas

de lágrimas que borram

os rímeis,

os sonhos,

os rumos.

 

(Pseudônimo: Andrade)

 

 

 

*Comentário feito pelo jurado Emanuel Carvalho de Natal/RN:

 

 

“Que maravilha de texto, que leitura gostosa. A autor transmite com palavras doces e sinceras a beleza de um ser que poderia ter significados melhores e com mais amor viver sem agressão. Mas os engravatados preferem folhas artificiais para não enraizar o seu caminho.”

 

(Emanuel Carvalho – escritor)

FONTE

About lillyaraujo13

Bióloga. Poeta. Amante de Deus, das crianças, das pessoas de boa fé e dos animais.

Posted on 3 de Fevereiro de 2013, in VII Conc. POESIARTE and tagged , . Bookmark the permalink. Deixe um comentário.

Obrigada por comentar!!!

